
Projeto COMFORT
Desfechos clínicos e microbiota na constipação funcional: Ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo com probióticos
Clinical Outcomes and Microbiota in Functional COnstipation: Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Probiotic Trial
A constipação funcional é uma condição comum que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas, especialmente mulheres adultas. Evidências sugerem que alterações na microbiota intestinal podem estar envolvidas na sua fisiopatologia, o que desperta o interesse por intervenções com probióticos como uma abordagem terapêutica não farmacológica.
O estudo COMFORT (Clinical Outcomes and Microbiota in Functional Constipation: Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Probiotic Trial) tem como objetivo avaliar os efeitos de uma mistura de cepas probióticas na melhora dos sintomas de constipação funcional e na modulação da microbiota intestinal.
Nesta pesquisa, mulheres com diagnóstico clínico de constipação funcional, de acordo com os critérios de Roma IV, são submetidas a uma intervenção de quatro semanas com probióticos ou placebo. Durante o estudo, são monitorados aspectos como hábitos intestinais, ingestão alimentar, atividade física, composição corporal e perfil da microbiota fecal.
Apoiadores


